domingo, 1 de fevereiro de 2015

Enaltecendo a Mãe da literatura nacional

Pessoal, quem nunca leu Clarice Lispector ou jamais ouviu falar dela que atire a primeira pedra. Sem dúvidas alguma, ela é uma escritora fenomenal. Ela consegue invadir o íntimo do leitor e inibi-lo de uma forma surreal. Sou suspeito. Simplesmente adoro o trabalho dela. De suas crônicas saudosas, ressalto e divulgo "Perdoando Deus", "Se eu fosse eu" e "Crianças Chatas".

Sua trajetória de vida não foi longa, porém marcante. Nasceu em 10 de dezembro de 1920 e veio a falecer em 9 de dezembro de 1977, às portas do seu aniversário.  Nascida na Ucrânia e naturalizada Brasileira, Clarice foi romancista e jornalista durante boa parte de sua vida. Ela costumava dizer que considerava-se pernambucana, o que prova a sua paixão e amor nada duvidável pela pátria verde e amarela, embora foi no Rio de Janeiro que ela solidificou sua carreira como escritora. Até hoje, seu livro mais famoso foi "A Hora da Estrela", que narrava a vida nada surpreendente de Macabéa, nordestina simplória e de futuro duvidoso. 
     Nos vídeos abaixo irei postar os textos narrados de Clarice e sua última entrevista dada para a TV Tupi, anos atrás, às prévias de sua morte e também após ter concluído a escrita de "A Hora da Estrela". Vale a pena conferir a história e a obra desta ilustre figura nacional.




(Se eu Fosse Eu, Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário